Peteca

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam a região e que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão e era muito utilizado pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.

Atualmente, milhares de aficionados, de qualquer idade, dedicam horários diários para jogar peteca em clubes, escolas, nas praias, nos bosques, em quadras residenciais e demais lugares. Coube a Minas Gerais a primazia de dar-lhe sentido competitivo. Em 1973, surgiram as regras da peteca, dando margem para a fundação da Federação Mineira de Peteca.

A Confederação Brasileira de Peteca vem trabalhando com o objetivo de expandir, cada vez mais, a modalidade por todo o país. Uberlândia é uma cidade que sempre se destacou na modalidade, por meio do Praia Clube que, aliás, é bicampeão brasileiro.

Em 2013, pela sétima vez, o Praia Clube sediou o Campeonato Brasileiro de Peteca. Na 25ª edição, os atletas praianos fizeram bonito em quadra e deram ao Clube o segundo título nacional da história. O primeiro foi em 2010, também no Praia Clube.

A competição reuniu mais de 200 atletas dos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina, mais os petequeiros do Praia Clube e do Distrito Federal.

O Praia é o único Clube a conquistar o título geral do Brasileiro. Os demais foram conquistados por Federações. Além disso, o Clube ficou com o vice-campeonato em outras quatro oportunidades.


galeria


notícias relacionadas