Esportes

Atletismo

Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. O Praia possui dois representantes em uma modalidade de atletismo, a corrida. Atualmente, os atletas Flávio Soares e Ariadenes de Souza representam o Clube em diferentes competições regionais e nacionais.

Basquete

O basquetebol é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891, nos Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo. O Praia é representado no esporte por equipes de diversas faixas etárias, como o Sub-14, Sub-15, Sub-20 e Sub-22. As escolinhas, inclusive, formam pessoas de 6 a 16 anos de idade.

Fitness

O Fitness Praiano é reconhecido pela diversidade de modalidades que apresenta ao público. Além de aulas semanais, é comum acontecer no clube as chamadas 'Maratonas Fitness'. Dessa forma, incentiva-se a prática das modalidades oferecidas no Clube. Entre as modalidades, estão Ginástica, Pilates, Ciclismo, Zumba, Musculação e outras. Os interessados em aprender mais sobre qualquer uma das modalidades devem comparecer à Central de Atendimentos do Clube para coletar informações sobre disponibilidade de horários, assim como especificidades de cada aula.

Futebol de Campo

O futebol é um esporte de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do esporte ainda na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo da FIFA, realizada a cada quatro anos. Em 2014 este evento foi realizado no Brasil, e é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos. Já no Praia Clube, o Campeonato Interno de Futebol de Campo é um dos eventos mais tradicionais. Jogadores que foram profissionais e que jogam no Campeonato Amador de Uberlândia costumam participar.

Futebol Society

Futebol society é um esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores. É jogado em uma quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. A principal competição internacional de Futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente. No Clube, o futebol society é adorado e praticado por muitos associados, principalmente aos fins de tarde.

Futsal

Como não poderia deixar de ser no Praia Clube o Futsal sempre teve um papel de destaque. Sua primeira equipe de competição iniciou suas atividades em 1983. Era um time de destaque nos campeonatos regionais. Com o rápido aumento dos adeptos dos sócios aos times do Clube, várias categorias foram montadas. Em 1988, o Praia vence sua primeira competição, o Campeonato Estadual Infantil. O pontapé de várias conquistas. Logo o nome do Praia Clube tornou-se sinônimo de equipes fortes e competitivas. Tanto que nos anos de 1993 e 2003 o Futsal praiano foi o grande vencedor do Campeonato Mineiro Adulto e no ano de 2013 conquistou os dois títulos mais importantes com a equipe Sub-17, a Taça Brasil de Clubes e o Mundialito de Futsal, realizado na Croácia. Sempre com vitórias expressivas de âmbito regional, estadual, nacional e internacional, o Futsal mantém-se como uma das modalidades mais populares do Clube.

Judô

O Judô praiano iniciou suas atividades em 1984, com o professor Tadeu Melazzo. O primeiro título nacional veio em 1998 no Campeonato Brasileiro Infantojuvenil. Já a primeira conquista internacional ocorreu em 2006, no Campeonato Pan-americano de da modalidade, na Venezuela, com a atleta Patrícia Resende Lopes Lau. Desde então, o Praia Clube figura entre as melhores equipes de Minas Gerais e do Brasil, com vários títulos em nível nacional. Atualmente, a equipe de competição conta com aproximadamente 50 atletas, que disputam torneios por todo o País. A Escolinha de Judô, por sua vez, possui diversos alunos matriculados.

Natação

O auge da natação do Praia Clube de alto rendimento começou no ano 2000, com a chegada da técnica Rosana Nascentes, que trouxe alguns atletas formados no U.T.C e que se juntaram aos alunos das Escolinhas e iniciaram o processo de formação da Equipe de Competição do Praia Clube. Em 2002, Gino Degane chegou ao Clube para completar à época o quadro dos técnicos da natação com a Rosana, que ficou com as equipes Petiz e Infantil. Gino, por sua vez, assumiu a Coordenação e as equipes Juvenil e Sênior. No início desta trajetória, o Praia não figurava entre os 50 melhores do Ranking Nacional de Clubes, como também nunca tinha obtido resultados expressivos em nível de campeonatos nacionais e estaduais. Atualmente, o Praia possui diversas equipes de competição, assim como a Equipe Paralímpica de Natação, referência nacional no esporte.

Paratriathlon

O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. No Praia Clube, a categoria é representada pelo Paratriatleta Roberto Carlos Silva, da categoria PT3. O praiano já trouxe diversas medalhas ao Clube e tornou-se um dos maiores vencedores do país por diversos momentos da carreira. A Categoria PT3 - a qual o atleta compete - inclui atletas com comprometimentos como deficiência nos membros, carência de força muscular e amplitude nos movimentos diminuída, entre outros.

Peteca

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam a região e que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão e era muito utilizado pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. A Confederação Brasileira de Peteca vem trabalhando com o objetivo de expandir, cada vez mais, a modalidade por todo o país. Uberlândia é uma cidade que sempre se destacou na modalidade, por meio do Praia Clube que aliás já sagrou-se campeão brasileiro.

Sinuca

Antigamente a sinuca funcionava em um local onde as mesas dividiam espaço com um boliche, na entrada principal do Clube. A mola propulsora de sua evolução foi a construção de um espaço próprio, num salão, com entrada pela portaria da Cidade Jardim. Sediando torneios, com a participação dos melhores clubes do país, nestes 21 anos de sua construção. A última reforma, com instalação de elevador, troca da iluminação por lâmpadas de led e reforma total de suas 18 mesas transformou o salão de sinuca do Praia Clube num dos melhores do Brasil. O Praia Clube, em parceria com seus sócios praticantes da Sinuca, criou o Cinasca (Circuito Nacional de Sinuca), que é uma disputa interclubes, em sistema de "ida e vinda". Assim, com o apoio das diretorias dos clubes participantes, é possível realizar mais torneios durante o ano do melhor nível técnico, em mais categorias de disputa e com um maior número de participantes.

Tênis

O Ténis de Campo é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. Os torneios de tênis geralmente são separados por gênero e número de inscritos. Boa parte dos torneios é composto pelas singulares masculinas e femininas e duplas masculinas e femininas. Os associados que escolhem fazer aulas da modalidade contam com um admirável Complexo de Tênis. As aulas da escolinha do Tênis do Praia Clube acontecem diariamente.

Tênis de Mesa

O tênis de mesa, também conhecido como ping-pong, é um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola. O Praia incentiva o tênis de mesa por meio de campeonatos internos. Vários associados põem em prática suas habilidades de jogo, duelando pelo título de melhor jogador. O polo do esporte no Clube é no Ginásio Adalberto Testa (G1), que acomoda as mesas da modalidade.

Vôlei

O voleibol teve início no Praia Clube na década de 1980, com práticas esporádicas por uma turma de associadas. Estas, deram início as atividades da Escolinha de Voleibol. Em poucos anos já contava com aproximadamente 100 alunas distribuídas em oito turmas, com aulas ministradas pelo professor Amorival Gonçalves. Em 1989, o Praia Clube filiou-se à Federação Mineira de Voleibol (FMV), disputando diversos campeonatos da entidade em quatro categorias (infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto). Com talento e competência, os times praianos conquistaram o título do Regional nas categorias infantil e infantojuvenil. No Campeonato Mineiro do Interior, a equipe juvenil não deu chances aos adversários e faturou mais um troféu para a galeria do voleibol praiano.

Xadrez

O Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, etc. O Clube possui prodígios no esporte, que participam de competições nacionais e internacionais. As aulas da escolinha de xadrez do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana, no Terraço do Tênis. Os enxadristas destaque do Clube são os irmãos Rodrigo Machado Borges Filho e Gabriela Machado Borges, que já foram campeões brasileiros em diversas competições.