Escolinhas

Basquete

As aulas da escolinha de basquete do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O basquetebol é um jogo desportivo coletivo criado em 1891, nos Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo.

CEU

O Curso Esportivo Universal (CEU) é um projeto do Praia que consiste em proporcionar aprendizados às crianças por meio de diferentes modalidades esportivas. No CEU são oferecidas aulas de basquete, vôlei, futsal, peteca, tênis de campo, judô e natação aos pequenos. Os esportes de quadra acontecem em forma de rodízio (15 dias para cada modalidade). A natação é ministrada após as aulas de quadra com duração de 30 minutos. As aulas acontecem duas vezes por semana. Para participar do CEU é preciso ter entre 3 anos e meio e 11 anos de idade. As crianças são divididas em equipes de acordo com a idade, sendo: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Futsal

As aulas da escolinha de futsal do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O futsal (mais conhecido como futebol de salão) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos. Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol.

Handebol

As aulas da escolinha de handebol do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O handebol é uma modalidade desportiva criada em 1919. O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e, quando possível, arremessá-la ao gol adversário. O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 minutos com dez minutos de intervalo entre eles. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados para atingir o gol.

Judô

As aulas da escolinha de judô do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão em 1882. O objetivo era criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado e cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Natação

As aulas da escolinha de natação do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. A natação sempre esteve vinculada ao Praia desde o seu gênese. A história do Clube é indissociável à modalidade, já que o surgimento da Instituição se deu com um grupo de pessoas que se reunia nas margens do Rio Uberabinha justamente para nadar. Esse foi o início da história do Praia Clube e da modalidade, que ao longo de 81 anos de história, vem evoluindo a cada dia. Hoje, nossos praianinhos competem em campeonatos da categoria para evoluírem cada vez mais.

Tênis

As aulas da escolinha de tênis do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O Ténis de Campo é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. Os torneios de tênis geralmente são separados por gênero e número de inscritos. Boa parte dos torneios é composto pelas singulares masculinas e femininas e duplas masculinas e femininas. Os associados que escolhem fazer aulas da modalidade contam com um admirável Complexo de Tênis.

Vôlei

As aulas da escolinha de vôlei do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O voleibol teve início no Praia Clube na década de 1980, com práticas esporádicas por uma turma de associadas. Estas deram início as atividades da Escolinha de Voleibol. Em poucos anos já contava com aproximadamente 100 alunas distribuídas em oito turmas. Nas escolinhas, bem como nas equipes de competição, já foram revelados vários talentos que atuaram ou atuam em grandes equipes e seleções estaduais e nacionais.

Xadrez

As aulas da escolinha de xadrez do Praia Clube acontecem em diferentes dias e horários durante a semana. Os professores são preparados para atender os alunos, que, além de se divertir, aprendem sobre o esporte. Além disso, o aluno recebe ensinamentos sobre o verdadeiro significado do espírito esportivo, aliados aos conhecimentos técnicos do esporte e pode construir uma carreira na modalidade escolhida. O Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, etc. O Clube possui prodígios no esporte, que participam de competições nacionais e internacionais. As aulas são realizadas no Terraço do Tênis.